História e Dados de Prado

Praça da Matriz, com a Igreja de Nossa Senhora da Purificação, construída em 1876. A freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado, foi criada em 1795, o primeiro templo era de taipa.

 

Até o século 18, a maioria dos habitantes da região eram os índios aimorés, que chamavam o local de Jucuruçu, nome do Rio que banha a Cidade. Formou-se uma povoação às margens desse Rio, que veio a se chamar de Prado.

Em 1755, a povoação foi elevada à condição de vila, instalada em 22 de dezembro de 1764.

Em 1795, foi criada a Freguesia de Nossa Senhora da Purificação do Prado.

Em 1876, foi inaugurada, entre Porto Seguro e Prado, a linha telegráfica com 144 km de extensão

Em 2 de fevereiro de 1886, Prado foi elevada à condição de cidade, pela Lei Provincial № 129. Nessa época, inaugurou-se a iluminação a querosene.

Em 1914, os missionários presbiterianos fundaram uma escola paroquial em Prado, depois, Instituto Evangélico de Monte Belo.

Hoje, o município de Prado, a 785 km de Salvador, é um dos polos turísticos do sul da Bahia. A Cidade possui rico patrimônio histórico e cultural. Abriga algumas edificações do século 19. Anualmente ocorrem o Festival Gastronômico e Cultural, a Festa da Padroeira, a Marujada e animadas festas juninas.

População: 29 mil habitantes (2014). Vegetação: floresta ombrófila densa e manguezais. Relevo: planícies deltáicas, tabuleiros costeiros, estuarinas e praias. São 84 km de litoral.

 

 

Mapa Prado

 

Puxada Rede

 

Historia Bahia

 

 

 

Manguezal em Barra do Cahy.

 

Puxada de rede em Prado.

 

Falésias da Praia do Tororão

 

◄Prado

 

Mangue Seco

 

 

Praias Prado

 

Prado

 

Igreja Prado Bahia

 

Barra Cahy

 

Prado

 

João Ramos

 

 

Copyright © Guia Geográfico - Informações do Litoral Sul da Bahia.

 

João Ramos

 

 

João Ramos

 

 

 

 

 

 

João Ramos