Dados e História

 

No século 16 a região do atual município de Lauro de Freitas era habitada pelos tupinambás. Por volta de 1552, Garcia d'Ávila recebeu essas terras de Thomé de Sousa, em sesmaria, um sistema de concessão português que buscava a exploração econômica de terras incultas.

Entre 1558 e 1578, os jesuítas fundaram a aldeia de São João na margem direita do rio Joanes. Essa aldeia deu origem à freguesia de Santo Amaro do Ypitanga, com a criação da Paróquia, em 1608. Ainda hoje, a Igreja de Santo Amaro de Ipitanga é a igreja matriz de Lauro de Freitas.

Até 1880, Lauro de Freitas pertencia a Salvador, quando passou a distrito de Montenegro, atual Camaçari, retornando para Salvador, em 1932.

A emancipação do Distrito de Santo Amaro de Ipitanga, como município, ocorreu em 27 de julho de 1962, com o nome de Lauro de Freitas, em homenagem ao político baiano Lauro Farani Pedreira de Freitas, falecido em um acidente aéreo, em Bom Jesus da Lapa, durante a campanha de 1950 para o governo da Bahia.

Lauro de Freiras faz parte da Região Metropolitana de Salvador (RMS), possui 184 mil habitantes (2013). Tem um belo litoral, um importante complexo industrial e abriga o Aeroporto Internacional de Salvador.

Mais: site da prefeitura de Lauro de Freitas

 

◄Lauro de Freitas

 

Busca Temática
Festa Portão

 

Baianas na Festa de Portão. O sincretismo religioso é um importante elemento da matriz cultural em Lauro de Freitas.

 

Historia Bahia

 

Foz Rio Joanes

Copyright © Guia Geográfico - Litoral Norte da Bahia,

 

Lauro de Freitas

 

Paisagem de Buraquinho, Litoral de Lauro de Freitas.

 

 

Divulgação

 

 

Dados e História