Aeroporto Internacional de Salvador

 

Em 1949, o Aeródromo de Santo Amaro do Ipitanga foi reestruturado para permitir a crescente movimentação de passageiros e cargas. Em 1955, passou a se chamar Aeroporto Dois de Julho. Recebeu o código SSA. Nos anos seguintes, outras ampliações e reformas foram executadas. Em 1984, o antigo terminal de passageiros foi demolido, dando lugar a um outro maior e mais moderno.

Em 1998, passou a se chamar Aeroporto Internacional de Salvador – Deputado Luís Eduardo Magalhães. Foi reformado em 2000 e 2013. Atualmente é um dos mais modernos da América do Sul.

 

Em 1925, ainda quando Lauro de Freitas era o distrito de Santo Amaro de Ipitanga, do município de Salvador, a empresa francesa Compagnie Génerale d'Entreprise Aéronautique Latécoère construiu um campo de pouso próximo do local do atual Aeroporto. Na época, a Latécoère operava uma linha entre Buenos Aires e Toulouse, na França. Em 1932, a Latécoère fundiu-se com outras empresas para formar a Air France.

Posteriormente, esse campo de pouso de Ipitanga passou a ser usado também pela Companhia Aeropostal Brasileira.

Em 1939, com o início da II Guerra Mundial, os franceses deixaram as instalações. Em 1941, o aeroporto foi reconstruído pela Panair do Brasil, com duas pistas, para dar apoio aos aliados. Após a Guerra, as pistas passaram ao controle do Ministério da Aeronáutica, hoje, é parte da Base Aérea de Salvador. Alguns serviços continuaram com a Panair do Brasil.

 

◄Lauro de Freitas

 

A bela alameda de bambus, no acesso viário para o Aeroporto, existente desde o final dos anos '40. O bambuzal foi mandado plantar pelo primeiro comandante brasileiro da Base Aérea, após ser devolvida pelos Estados Unidos.

Embaixo, a entrada das duas pistas ou túneis do bambuzal.

 

Praias Bahia

 

Salvador

 

Aeroporto Salvador

 

Bambu

 

Viagem

 

Turiasmo Bahia

Bambuzal

 

Baia Todos os Santos

 

Mapas Bahia

 

Copyright © Guia Geográfico - Turismo na Bahia, SSA,

 

Aeroporto Internacional de Salvador

 

Lauro de Freitas

 

Aeroporto Internacional de Salvador

 

 

 

 

 

 

 

Divulgação