As terras do atual Município de Alcobaça foram doadas em sesmaria ao Capitão Francisco Martins Pereira, a partir de 1697.

Em meados do século 18, os portugueses Antonio Gomes Pereira e Antonio Mendes, moradores da Vila de Caravelas, e oriundos da Cidade de Alcobaça, em Portugal, iniciaram, com suas famílias, um acampamento às margens do Rio Itanhém. Nos anos seguintes desenvolveu-se o Arraial de Itanhém, na área.

O Arraial foi elevado à condição de vila, por Carta Régia de 3 de março de 1755, cujo município correspondente foi desmembrado de Caravelas e Prado. Mas a Vila de São Bernardo de Alcobaça foi instalada somente em 12 de novembro de 1772.

Em 20 de outubro de 1795, foi criada a Paróquia de São Bernardo d'Alcobaça.

Em meados do século 19, o Município era um importante produtor de farinha e café e recebia muitos moradores vindos de Caravelas, em busca das terras férteis da região. Posteriormente passou a exportar cacau, couro e cereais.

Em 1851, estava em construção o novo templo da Igreja Matriz, concluído em 1887.

Em 5 de abril de 1878, foi inaugurada a Estação Telegráfica da Vila de Alcobaça. A ferrovia chegou no final do século 19.

Tornou-se a Cidade de Alcobaça pela Lei Estadual nº 122, de 20 de julho de 1896.

Do território de Alcobaça, foram desmembrados os municípios de Medeiros Neto (1958), Itanhém (1958) e Teixeira de Freitas (1985).

Atualmente, o Município de Alcobaça possui 23 mil habitantes (2015). Fica a 838 km de Salvador. Possui belas praias, rico patrimônio histórico e cultural, além de infraestrutura para o turismo.

Mais: Fotos e Prefeitura de Alcobaça

 

◄Bahia

 

A Igreja de São Bernardo de Alcobaça, fundada no século 18. Templo atual construído de cerca de 1850 a 1887.

Embaixo, praia em Alcobaça.

(divulgação)

 

Alcobaça

 

Praia do Farol

 

Praia da Barra

 

Caravelas
Praia Quitongo

 

Prado

 

Cacimba

 

Praia Alcobaça

 

Cacimba do Concelho, do século 19.

 

Alcobaça abriga alguns casarões do século 19.

 

Praia da Barra

 

Praia Farol

 

João Ramos

 

Mapa Alcobaça

 

 

 

Casaroes antigos

 

Praias Bahia

 

 

 

Rio Itanhém em Alcobaça. Foto João Ramos.

 

 

 

Abrolhos

 

Copyright © Guia Geográfico - Costa das Baleias, Litoral da Bahia, melhores destinos turísticos, cidades históricas do Brasil.

 

Rio

 

 

 

Alcobaça

 

 

 

 

Andre Ruas

 

João Ramos

 

 

 

 

João Ramos

 

Divulgação